Nossa História
No ano de 2026 completamos 15 anos de atuação na área ambiental. Somos uma empresa de consultoria ambiental que atua em defesa dos ambientes aquáticos, através da execução de diagnósticos ambientais, avaliações dos impactos advindos das mais diversas atividades econômicas e implementação de medidas mitigadoras que visam garantir a integridade ambiental e a biodiversidade aquática. Na década da restauração, nossa mais recente área de atuação está voltada para a área de restauração fluvial e nossa meta é incorporar aos estudos ambientais a visão de restauração fluvial como medida compensatória e de recuperação de áreas degradadas.
A Flumen tem como parceiros e clientes grandes empresas como Sete Soluções em Tecnologia Ambiental, Akvos Laboratório, Arcadis Brasil, Ecodinamica Consultores Associados LTDA , Consórcio Guilman Amorim, Brandt Meio Ambiente, NR Truta, dentre outras. Buscando a multiplicidade de seus serviços a Flumen mantém parceria com colaboradores das áreas de engenharia, química, estatística e biologia.
Nossa Equipe Técnica
A equipe é formada por profissionais que têm como premissa a ética e o compromisso com a qualidade técnica de seus serviços, consolidados em 20 anos de atuação na área ambiental. Nosso objetivo genuíno é garantir a manutenção dos serviços e dos processos ecossistêmicos nos ambientes aquáticos e conciliar o desenvolvimento econômico, cultural e social com o meio ambiente.
Sandra Francischetti Rocha
Gerente Técnica
Sou bióloga sênior, com 20 anos de experiência na Área Ambiental com atuação em empresas de consultoria e no órgão ambiental de Minas Gerais (FEAM); Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (ECMVS); participei em projetos de pesquisa na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) e na Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (UNESCO-HIDROEX). Tenho ampla experiência em estudos limnológicos com ênfase em comunidades hidrobiológicas e qualidade de água e na elaboração de estudos ambientais (EIA, RIMA, RCA, PCA, RADA); gestão de projetos; assessoria e orientação às ações voltadas para o Licenciamento Ambiental. Recentemente, participei dos estudos ambientais de avaliação do grau de degradação em um acidente ambiental no município de Santo Antônio do Grama/MG, no qual coordenei o monitoramento dos macroinvertebrados aquáticos durante o período de restauração do curso fluvial e desde então tenho me dedicado ao tema de restauração de ambientes degradados com foco em sistemas aquáticos.
Manoela Brini
Gerente de Qualidade
Manoela Brini é bióloga plena, Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Meio Ambiente e Biotecnologia pelo Centro Univresitário UNA. Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nas áreas de coleta e análises hidrológicas, e de taxonomia de macroinvertebrados aquáticos. Experiência profissional na Cemig, onde atuou no Núcleo da qualidade da água gerenciando o banco de dados Sistema de Informação de Qualidade da Água dos Reservatórios da Cemig – Siságua; Analista ambiental na Fundação Centro Tecnológica de Minas Gerais – CETEC; Prestadora de serviço na empresa de consultoria Ambiental EcoGeraes e Mundi Biologia. Desde 2012 atua como Gerente da Qualidade da empresa Flumen Consultoria em Águas Continentais Ltda. Atualmente é pós graduanda em licenciamento ambiental.
Izabela Vaz
Analista Ambiental
Izabela Vaz é Bacharela em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário UNA (2013) e mestre em Ciências Ambientais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (2024). Atuou como bolsista no Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD no Laboratório de Limnologia, Ecotoxicologia e Ecologia Aquática da UFMG, no projeto "Dinâmica Biológica e a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica do Médio Rio Doce Minas Gerais. Também participou dos projetos "INCT de Recursos Minerais, Água e Biodiversidade" e "21533 FAPEMIG/ICB/DBG/CIANOBACTERIAS" que visam o monitoramento do Médio Rio Doce Minas Gerais, no Laboratório de Limnologia, Ecotoxicologia e Ecologia Aquática da UFMG. Possui experiência em Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), com atuação na bacia hidrográfica do rio Doce em Minas Gerais, com aplicação do protocolo de avaliação rápida de rios, riachos e lagoas na caracterização da qualidade de água. Especializada em coletas e análises hidrobiológica
Wilker Soares
Analista Ambiental
Wilker Soares é engenheiro geólogo formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e mestrando em Evolução Crustal e Recursos Naturais (UFOP). Possui experiência em projetos de caracterização endocárstica das cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb) e em Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), com atuação nas bacias hidrográficas dos rios das Velhas, Paranaíba, Paracatu, Verde Grande e Doce, em Minas Gerais. Sua atuação incluiu a aplicação de protocolos para caracterização de linha de base relacionados ao meio físico e habitats, com foco na análise de habitats aquáticos e seus entornos em rios, riachos e lagoas. Wilker possui experiência nas áreas de geomorfologia fluvial e geologia regional, combinando conhecimentos técnicos em geoprocessamento, mapeamento geológico e estudos ambientais.
Stella Pacheco
Analista Ambiental
Stella Pacheco possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2021) e mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023). Trabalhou com os impactos do desastre do rompimento da barragem em Mariana e Execução do Plano de Ação de emergência para barragens de mineração (PAEBM) nos corredores sul e sudeste das empresas Vale e Anglo Gold, nas Bacias Hidrográficas do Rio das Velhas e Rio Doce – MG, com aplicação de protocolo de avaliação rápida de rios, riachos e lagoas na caracterização da qualidade de água. Tem experiência na área de Ecologia Aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoplâncton, perifíton, cianobactérias, ensino de ciências, impactos antrópicos e biodiversidade.